quinta-feira, 10 de março de 2011

Desenvolvimento – As duas Estações Lapa



Em fevereiro de 2011, o deputado federal Carlos Zarattini, atendendo a demandas comunitárias, voltou a abrir diálogo com a direção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), controlada pelo governo do Estado de São Paulo. O motivo da ação política de Zarattini é a unificação das plataformas de embarque das duas linhas da CPTM que cruzam a Lapa.

Vale aqui relembrar as origens das duas linhas:
Estação da SPR em 1899 - fonte /www.estacoesferroviarias.com.br


A chamada Linha 7 foi inaugurada pela São Paulo Railway em 20.de fevereiro de 1899.  “Embora o bairro da Lapa já existisse em forma incipiente na época da abertura da linha, a estação da Lapa foi a última das estações a ser aberta dentro de São Paulo ainda pela SPR. As alternativas eram a utilização da estação de Água Branca, dois quilômetros a leste, ou da Parada Anastácio, onde o trem parava logo após cruzar a ponte do Tietê, vindo de Jundiaí. Com a transferência das oficinas da SPR, vindas da Luz, para junto do rio, em 1898, devido à necessidade de água para as caldeiras, a estação foi finalmente construída no bairro. Hoje a estação, com um prédio mais recente e infelizmente não muito bem cuidado, atende aos trens da CPTM, com enorme movimento. Saindo da estação, existem os desvios que seguem para as oficinas da antiga SPR, depois E. F. Santos-Jundiaí e hoje usados pela CPTM e pela MRS. Existe, a cerca de 500 metros dela, a estação da Lapa da antiga Sorocabana, hoje também pertencente à CPTM, mas que atende os trens que vão para Itapevi. (fonte: //www.estacoesferroviarias.com.br)

Em 1958, a Lapa ganha uma outra estação, A estação Lapa da Estrada de Ferro Sorocabana fica próxima à estação Lapa da São Paulo Railway (atual linha 7 da CPTM). No entanto, as obras de construção só foram concluídas em 1961. “Inaugurada como km 7 em 1958 para atender a região do bairro da Lapa, a estação manteve esse nome por muitos anos. Pelos mapas anteriores a 1958, sabe-se que já existia uma parada simples no local - possivelmente uma parada de serviço. "Havia uma parada na Lapa, mas não era onde é a estação hoje. Era bem na curva, ao lado da estação da SJ e era de madeira" (Coaraci Camargo, 01/2009). Provavelmente, se sua posição estiver correta no mapa acima, atenderia aos armazéns na atual "Estação Ciência" existente no local, com entrada pela rua Guaicurus. "A parada do km 7, Lapa, era para passageiros, sim, e relativamente longe do centro da Lapa, pois a entrada era pela rua do Cortume. Havia também na Lapa o Difa, ou Intercâmbio ou outros nomes que teve, este sim, para ligação operacional com a EFSJ, uma vez que havia também o armazém de transbordo na Barra Funda" (Coaraci Camargo, 08/2007). A plataforma de embarque e desembarque da estação foi terminada apenas em 1961. Hoje um prédio moderno, aberto em 25/01/1979, atende aos trens da CPTM. Existe uma outra estação da Lapa, que atende também à CPTM, mas na linha da antiga Santos-Jundiaí. Essa estação fica a uns 500 metros da estação da Lapa da antiga Sorocabana, e é de origem muito mais antiga, remontando ao final do século passado”. (fonte: //www.estacoesferroviarias.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário