sábado, 1 de janeiro de 2011

Lapeanos: O centenário de Dona Esther

Em fevereiro 2010, a abertura da temporada anual do Baile da Saudade da Sociedade Beneficente União Fraterna foi marcada por homenagens a Nelson de Oliveira falecido em 2009 (que deixou um canto vazio na entidade) e para dona Esther Elisa Maria Giovanazzi que completava no dia 6 daquele mês mais um ano de numa longa jornada iniciada 100 anos atrás. “Esse primeiro evento do ano coincidiu justamente com o aniversário da amiga Esther, frequentadora dos nossos bailes”, disse o presidente da União Fraterna, João Mantovani Filho. “Assim, decidimos, juntamente com a família Giovanazzi, que este era o momento ideal para homenagear essa pessoa tão querida e estimada por todos".

A homenageada da noite não escondeu sua emoção ao receber vários mimos, como placa assinada pela diretoria da União Fraterna e uma coroa simbólica que a consagrava como rainha de honra do tradicional Baile da Saudade. Antes do parabéns, dona Esther encantou a todos ao dançar, com passos leves, uma valsa acompanhada do neto mais velho, Cid Fausto de Oliveira (54 anos).
 
Numa conversa com a neta Cila, dona Esther relembrou algumas passagens de sua vida, como o tempo em que morou na Vila Mormano. “Essa vila não existe mais. Ela começava na Rua Cláudio e terminava na Rua Crasso. Morávamos na casa número 2. Eu tinha 20 anos”, conta a aniversariante.

Os cem anos de vida de dona Esther foram festejados entre amigos e familiares. São duas filhas. Quatro netos e quatro bisnetos. “Até os 97 anos, vovó ia sozinha aos bailes do União. Ia e voltava de táxi. Ela frequenta esses eventos há décadas. Foi ela quem ensinou o Francisco Petrônio a dançar. Depois que ele aprendeu a dançar é que nasceu o Baile da Saudade que passou até na televisão”, conta Cila. (Fonte:Jornal da Gente)


Nenhum comentário:

Postar um comentário