segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Origens – Assim surgiu a Vila Jagaura


A Vila Jaguará, um dos seis Distritos da Subprefeitura da Lapa, também tem histórias para contar, muitas delas associadas ao desenvolvimento urbano da região. As terras da região pertenceram a Diogo Pinto do Rego (sec XVIII) e ao coronel Anastácio Troncoso. No século XIX, certas áreas  de mãos, sendo compradas por Antonio Pinheiro e Henrique Beaurrepaiere. Foi a partir do loteamento dessas terras que, a partir de 1923, surgiria a Vila Jagaura.

Esta parte de terra ficava cercada por algumas indústrias e próxima da Lapa, referencia de progresso na época, embora o acesso não fosse tão fácil, já que o Rio Tietê  tinha que ser atravessado.Era considerada uma parte de terra viável principalmente para os operários das empresas próximas: Frigorífico Armour, Fiat Lux, Refinações de Milho e outras, que aos poucos foram se instalando  ao longo do Rio Tietê.

Um comentário:

  1. Foi com grande emocao aqui do outro lado do mundo , que vejo falar sobre o surgimento da Vila Jaguara , aonde vivi toda minha infancia! Eu de Familia humildade do Sr.Garcia e Dona Luzia, dei meus primeiros passos no futebol ...jogando no entao extinto Campo das Refinacoes de milho Brasil nos anos de 1973 em diante pela Equipe dente de leite do SERVA de Vila Anastacio .
    Ja mais com 19 anos fui para o profissional na cidade de Amparo-SP pelo Amparo Atletico Clube e seguindo jogando ate' iniciar a carrreira de preparador Fisico pelo interior e outros Estados Brasileiros.
    Hoje sou Preparador Fisico de Futebol aqui no leste Asiatico da Equipe do Chirag United Sports Club de Calcutta - India
    Meu forte abraco e Parabens pelos documentarios que relembra a nossa Lapa e toda Zona Oeste

    Prof. Djair Garcia

    ResponderExcluir