quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Esporte - De SPR a Nacional Atlético Clube


“Oficialmente, a data de fundação do Nacional Atlético Clube é 16 de fevereiro de 1919, mas surgiu em 1903 da iniciativa de funcionários da São Paulo Railway Company, uma companhia ferroviária inglesa que criou o clube para ser uma alternativa de entretenimento e lazer para os ferroviários e seus familiares.

O nome do clube Inicialmente era São Paulo Railway Athletic Clube, mas a concessão de serviços da empresa no Brasil terminou em 1946, quando a estrada de ferro foi nacionalizada, e a agremiação teve sua denominação alterada para Nacional Atlético Clube. Mesmo com a mudança, manteve as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, em alusão à bandeira da Inglaterra.

Em 1946, em uma partida realizada no estádio do Pacaembu contra o Clube de Regatas Flamengo (RJ), a equipe entrou em campo no primeiro tempo com a camisa do São Paulo Railway e, no intervalo, trocou o uniforme, e voltou para a segunda etapa ostentando o nome Nacional Atlético Clube.

No ano de 1935, ainda com seu antigo nome, ao lado de outros clubes da capital como São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. No ano seguinte, participou de seu primeiro campeonato profissional, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

O Nacional manteve-se na elite por quase duas décadas, até 1953, quando, por dois anos consecutivos, ficou fora das competições profissionais. O clube retornou às atividades em 1955, novamente na Primeira Divisão, onde permaneceu até 1959, data em que foi rebaixado à Segunda Divisão. Diferente da maioria dos clubes brasileiros, a mascote do Nacional Atlético Clube não é um bicho. O “Ferroviário” nada mais é do que uma homenagem dos fundadores do clube aos trabalhadores da São Paulo Railway Company, empresa inglesa do ramo ferroviário que se instalou no Brasil no início do século passado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário