terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Desenvolvimento – Os trilhos da SPR impulsionando o crescimento da Vila Jagaura (1)

Trem da Armour no desvio da Jagaura (do livro SPR- Memórias de um inglesa -Lavander e Mendes)
Assim como outros bairros da região da Lapa, a Vila Jaguara também viu seu desenvolvimento passar pelas linhas férreas da São Paulo Railway (SPR). Com a implantação do Frigorífico Armour, a SPR, segundo relata o site Estações Ferroviarias , fez alterações nos trilhos da região para atender as demandas da empresa. Uma implicação direta dessas interferências foi a construção de uma nova estação da SPR, a Domingos de Moraes. 

“A estação foi inaugurada em 1920 como ‘posto telegráfico km 9,22’, e recebeu o nome atual - Domingos de Morais - em 1921. A sua construção se deu provavelmente como consequência da abertura, em 1918, do desvio da Armour: "Desvio da Cia. Armour do Brasil - Para o acesso dos trens aos estabelecimentos frigoríficos da Cia. Armour foi construído um desvio e ramal com 3 trilhos no km 9. Foi levada à conta de capital a parte do desvio de 920,00 metros a partir da ponta da agulha, tendo ficado concluído em 1918" (Relatório oficial da Sorocabana Railway Company para 1918, p. 35). 

O nome da estação é uma homenagem a Domingos Corrêa de Moraes, fazendeiro nascido em Tatuí mas proprietário de terras em Batatais (e que chegou a ser vice-Presidente do Estado, no mandato de Rodrigues Alves) no final do século XIX. Em 1926, ganhou um novo prédio e, em 01/03/1931, foi elevada a estação, com a anuência da S.P.R., visto estar em sua zona privilegiada. Com relação ao ramal, ou desvio, da Armour, os trens neste ramal, eram de bitola já que era mista a linha neste trecho. Esse ramal da Sorocabana já aparecia no mapa de 1924 e cruzava o Tietê bem perto do cruzamento da linha do bonde: é bom lembrarmos que naquela época o Rio Tietê não era retificado. E no Instituto Geografico e Cartografico da USP há fotos de 1939, que mostram o frigorífico e seus ramais internos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário