domingo, 28 de novembro de 2010

Lapeanos - Dell´Erba, o primeiro guardião da memória



Empenhada na gravação de um vídeo sobre personagens que marcaram época na região da Lapa, a produtora Sigma busca informações sobre o alfaiate lapeano Miguel Dell’Erba. Casado com Olga Dell’Erba, ele faleceu sem deixar herdeiros diretos, o que dificulta a obtenção de dados mais precisos sobre sua história.
Relatos de parentes e de famílias que conviveram com o casal Dell’Erba, no entanto, ajudam a traçar o perfil desse personagem. “O Miguel trabalhava como alfaiate na Rua Martim Tenório. Era um ofício que aprendeu desde criança”, conta o sobrinho, Eloi Murari . “Ele chegou a montar uma loja de material esportivo, que passou a vender produtos com a Marca Dell’Erba. Como era apaixonado pelos esportes, Miguel acabou fazendo parte da diretoria do Lapeaninho Futebol Clube (fundado em 1926)”, acrescenta Murari. 

 
Filho de imigrantes italianos, Miguel Dell’Erba foi um lapeano da gema que durante muito tempo acalentou um sonho: a criação de um espaço reservado para preservação da memória da região da Lapa. “Foi assim que em 1976 surgiu o Museu da Lapa (conhecido como Museu Miguel Dell’Erba), com sede na biblioteca da Rua Catão”, acrescenta Murari.
Em relação ao Museu idealizado por Miguel e por seu amigo Olympio Perrone, o JG resgatou um importante relato datado de 7 de outubro de 1978 e guardado até hoje pela família Cucino. Trata-se de um recorte do jornal Tribuna da Zona Oeste. “O Museu vem funcionando há dois anos num pequeno saguão da Biblioteca Municipal da Lapa, à rua Catão, 611. Trata-se de uma inovação pioneira no setor de Museus em toda a Capital Paulista, pois a Lapa é o primeiro bairro a ter sua história documentada sistematicamente e levada ao conhecimento do público através de documentos e fotos doadas pelas famílias pioneiras”.


Pelo texto publicado no jornal Tribuna da Zona Oeste ficamos sabendo que, em outubro de 78, a comunidade se mobilizava para ampliar as instalações do Museu na própria biblioteca da Catão. “Os entendimentos necessários para a execução das obras de melhoria na referida sala já estão em andamento junto à Administração Regional da Lapa. Se tudo ocorrer conforme o programado, a mudança deverá ser feita até o final deste mês (outubro)”. Coincidentemente, passados 30 anos dessa reforma, a Subprefeitura da Lapa coordena a reforma de uma outra biblioteca, a Cecília Meireles de modo a criar um novo e amplo espaço para o acervo do Museu Miguel Dell’Erba, hoje transformado num centro de memória. As obras devem estar concluídas até o final deste ano", relatava o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário