terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lapa, lapeano e lapeanidade

De um nome próprio, Lapa, surge um topônimo: lapeano. Da alma do lapeano brota um sentimento: lapeanidade. Da soma de Lapa, lapeno e lapeanidade nasce este blog. Ele pode ser definido como espaço de pertencimento a uma comunidade que se encontra e se reconhece em valores como família, amizade, solidariedade e ações centradas na luta por justiça social e qualidade de vida, o que significa defender bairros mais humanos.
São exatamente esses valores e ações, impossíveis de serem mensurados, que nos dão a inequívoca noção de pertencimento à comunidade da região da Lapa. Ao vivenciá-los, noite e dia, cotidianamente, e ao deixar claro, que deles jamais abriremos mão, nos sentimos ligados a um único cordão umbilical: a Lapa da gente.
Uma Lapa da gente dos bairros da Lapa; Lapa de Baixo e do Alto da Lapa. Gente da Vila Romana e da Vila Ipojuca. Gente também da Vila Leopoldina, da Vila Hamburguesa, do Parque da Lapa, da Bela Aliança e da Vila dos Remédios (onde tudo começou em 1591). Gente de uma Lapa expandida na Vila Jaguara e Vila Piauí.
E é exatamente a história e geografia dessa gente e desses lugares que aqui neste blog procuraremos retratar.

Um comentário:

  1. parabens pela historia contada, para mim o bairro da Lapa foi muito importante.

    ResponderExcluir